DIFICULDADES PARA DORMIR? VEJA ESTA RECEITA DE CHÁ PARA MELHORAR O SONO




Você apresenta ou já apresentou problema relacionados à irritação, falta de concentração, ansiedade ou sonolência excessiva? Estes podem ser sinais relacionados a noites mal dormidas. Estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 40% da população mundial têm algum problema com o sono.

Um dos distúrbios relacionados ao sono é a insônia, que é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado. Estes episódios de insônia podem estar relacionados a vários fatores, e são bastante individuais: expectativas (viagem, compromissos, reuniões, prova etc.), problemas clínicos, problemas emocionais passageiros, excitação associada a determinados eventos. Mas pode tornar-se crônica e provocar muito sofrimento ao longo dos anos.¹

A insônia está associada a vários fatores. Algumas pessoas apresentam maior tendência à insônia e quando expostas a condições de estresse, doenças ou mudança de hábitos desenvolvem episódios de insônia. Estes episódios podem se prolongar por muito tempo, principalmente porque a pessoa tende a associar suas dificuldades de dormir a uma série de comportamentos: esforço para dormir, permanência na cama só para descansar, elaboração de pensamentos e planejamentos na hora de dormir, atenção às suas preocupações, atenção a fenômenos do ambiente, como ruídos e pessoas que estão dormindo, provocando sempre uma supervalorização destes fatos, o que realimenta a insônia.¹

Para auxiliar no tratamento dos distúrbios do sono, alguns alimentos, chás e suplementos são utilizados como tratamento não medicamentoso. Segue abaixo uma receita de chá com ervas que atuam no relaxamento e na melhora do sono:

Chá para melhorar o sono:*

40 g de mulungu (Erythrina mulungu) (casca);
40 g de camomila (Matricaria chamomilla L.) (flores);
40 g melissa (Melissa officialis L.) (folha);
40 g de maracujá (Passiflora incarnata) (folhas);
Água. 
Modo de fazer:

Triturar as ervas no mixer ou liquidificador e armazenar em uma embalagem de vidro, guardar ao abrigo da luz e umidade. Utilizar 5 colheres de sopa cheias (12,5 g) da mistura para 1 litro de água quente (85 °C). Deixar em infusão por 10 minutos. Consumir 1 xícara (200 ml) aproximadamente 1 a 2 horas antes de dormir.

*Observação: as ervas utilizadas neste chá não são recomendadas para gestantes, lactantes, pessoas que utilizam anti-hipertensivos, pessoas que possuem hipotireoidismo e não deve ser consumido junto com medicamentos calmantes. A consulta ao médico ou nutricionista sempre é indicada.

Veja outras dicas para melhorar a qualidade do seu sono:¹

Descanse sua mente. Deve-se deixar bem claro para você mesmo que seu dia de trabalho acabou pelo menos duas horas antes de dormir, quando então deverá tomar banho, ler e relaxar.
Não se deve ir para a cama sem sono. Não se deve usar a cama para planejar o dia seguinte, ler, assistir TV.
A atividade sexual não traz problemas.
Ter sempre um horário regular para se deitar e levantar.
Evitar o consumo de alimentos excitantes, de bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína; comer muito próximo ao horário de dormir também não é recomendado.
Se não pegar no sono após 15 ou 30 minutos, levante-se e vá para outro recinto ler, ouvir uma música ou relaxar.
Evitar assistir TV, principalmente programas muito excitantes.
Não realizar exercícios intensos próximo ao horário de dormir
Manter as regras inclusive nos finais de semana.
Ao acordar, deixe a luz do sol entrar em seu quarto.

0 comentários:

Postar um comentário