TRIPTOFANO, O QUERIDINHO ENTRE OS ESPECIALISTA.




O triptofano é um aminoácido essencial, cuja algumas de suas funções é sintetizar a serotonina (neurotransmissor do bem estar), a melatonina (hormônio do sono ) e a Niacina (Vitamina B3). A deficiência deste aminoácido no organismo pode causar baixos níveis destas substâncias e, assim, favorecer o surgimento de insônia, ansiedade, impulsividade, irritabilidade e, em casos extremos, aumentar os sintomas da depressão.


 


O corpo humano não produz triptofano, este só pode ser adquirido através da alimentação ou suplementação. As fontes alimentares mais comuns de triptofano são: cacau, mel, banana e laticínios...entendeu agora porque comer aquele docinho fora de hora traz uma alegria “quase inexplicável”? Pois é, por isso este ativo virou o queridinho das nutricionistas, pois ajuda a trazer sensação de prazer, relaxamento, contribui para uma boa noite de vigília e, por conta destes efeitos, também tornou-se um grande aliado nas dietas de redução de peso, reduzindo o comer por ansiedade.


 


Diante de tantos benefícios, o VIVA HOJJI consultou a nutricionista Laiane Maria, que nos ajudou a entender e apreciar ainda mais este ativo. Leia a matéria na integra logo abaixo.


 


Imagine que você esta em seu consultório, para qual perfil de paciente você receitaria o Triptofano?


 


Bem...o triptofano é um aminoácido essencial que o corpo utiliza para produzir a serotonina, um neurotransmissor que aumenta o bem estar, reduz a ansiedade e irritabilidade, contribui para a melhora da qualidade do sono, além de aumentar a saciedade e diminuir o exagero alimentar. A serotonina também tem a função de regular o ritmo cardíaco, o humor, a memória e até a temperatura do corpo. Mediante o que estamos vivendo atualmente: pandemia, desemprego, crise econômica, divórcios aumentando por conta do isolamento social, desequilíbrio emocional causado pela insegurança de não conseguir planejar o futuro... honestamente, é difícil imaginar uma pessoa no mundo que neste momento não precise de triptofano (neste ponto do papo, não sabíamos se parámos para rir ou chorar, diante de tanta verdade rsrs...).



Se o Triptofano sozinho já causa todo este efeito benéfico, porque nos suplementos ele vem associado com outros ativos, como fibra de maracujá por exemplo?  Esta combinação pode torna-lo um medicamento?


 


Triptofano com fibra de maracujá não é um medicamento, mas sim um suplemento alimentar que ajuda a reduzir o estresse, a insônia, irritabilidade e a ansiedade, aumentando o bem estar mental e físico, sem deixar aquela sensação de cansaço, que é comum dos medicamentos para dormir.


 


O grande diferencial desta combinação é justamente o DIA SEGUINTE, remédios para insônia e ansiedade tendem a deixar o paciente “lento” no outro dia, o suplemento não. Aqueles que se adaptam relatam que dormem melhor e acordam muito bem.


 


É verdade que o Triptofano com a Fibra de Maracujá ajudam no emagrecimento?


 


Sim, é verdade! Esta combinação pode contribuir também para o emagrecimento em pessoas que comem quando ficam ansiosas, já que triptofano atua na ansiedade. O maracujá é rico em fibras, vitaminas e minerais, suas propriedades ajudam a regular os níveis de colesterol, glicose e, quando entra em contato com o estômago se transforma em um gel, o que aumenta a sensação de saciedade.


 


Tem algum horário específico para fazer uso do Triptofano?


 


Se for consumir via suplementação (em cápsulas ou pó) o melhor horário para consumir o triptofano com fibra de maracujá é uma hora antes de dormir ou próximo de momentos de ansiedade.


No entanto, peço as pacientes que gostam de consumir alimentos ricos em triptofano que não o façam a noite, e se tiver que ser, optem por frutas ricas em fibras, evitando chocolates e doces. Estes últimos podem ter efeito contrário, elevando a energia do corpo no momento em que deveria relaxar, atrapalhando o sono e a dieta!


Existe alguma contraindicação sobre o uso do Triptofano?


 


Não há contraindicações para o uso do triptofano em adultos, já que esse aminoácido está presente também em muitos alimentos.


 


E aí, curtiu?  Teremos muitos outros papos sobre ativos benéficos para a saúde aqui no VIVA HOJJI, fique ligado no BLOG e se quiser sugerir conteúdos escreve pra gente viva@hojji.com.br. Até!






0 comentários:

Postar um comentário